Antigamente (e não tenho bem certeza até quando isso aconteceu) as pessoas morriam aos 40/50 anos - com sorte- se não fossem afetados por doenças da época, como a tuberculose, a pior delas para aquele tempo. As pessoas não tinham tempo de nada, construir um patrimonio, uma familia... Era tudo muito rápido, por isso casavam-se cedo.
Tenho 19 anos, mas vamos arredondar para 20, uma menina com essa idade naquela época, já estava na metade de sua existência, já era considerada velha e se não estivesse casada, já poderia perder as esperanças; até mesmo porque os homens casavam-se com meninas consideradas crianças.
Não havia tempo para comprar uma casa e fazer fortuna, viver uma vida tranquila, ou isso vinha de familia, ou o sujeito seria pobre até os ultimos dias.
Hoje a média de vida está entre 80 e 100 anos, muito mais do que no passado -nem tão remoto assim.
Então vamos aos calculos: Tenho 20* , digamos que eu viva até os 100 anos, me restam 80 anos, mas geralmente os idosos dessa faixa etária já não servem para muita coisa, até os 65 eu posso/devo trabalhar e a sociedade julga que alguém com essa idade ainda é capaz, então tenho 45 de anos uteis e depois 35 anos de aposentadoria, desses 35 acredito que até os 70 e poucos eu ainda seja capaz de me alimentar e tomar banho sozinha então ganho uns 10 anos para curtir a vida com a minha aposentadoria Ryca e o restante dos anos vou sofrer com os ossos doenças da idade e nem conseguir limpar minha bunda direito.
Voltando aos cálculos: tenho 45 anos de vida util, se eu entrasse em uma faculdade no final desse ano, a terminaria com 24 anos (contando sem reprovações), mais uns 2 anos de pós (ou 3 anos), 26 ou 27 anos, a partir daí tentar trabalhar na area em que me formei, e perceberia que não reconhecem meus anos de estudo então faria um doutorado, (não faço a minima de qanto tempo se leva um doutorado), aí quem sabe receberia algum reconhecimento e começaria a ganhar um salário que preste. Deixe-me ver, pelas contas já tenho 35 anos, tenho exatamente 30 anos para juntar dinheiro, comprar uma casa e tentar ter uma vida confortavel financeiramente, claro, ter filhos, familia, essas coisas que a sociedade exige que a mulher faça, só porque ela é mulher, mas já estou perto dos 40, e comecei a ganhar diheiro agora, então vou me afastar do emprego para criar um filho?! E todos os meus diplomas, de nada valeram? Vou ter que me enterrar em casa? E a sociedade também diz que essa idade já não é adequada para ter filhos, é muito tarde, mas se eu não os tiver, vão me julgar e me queimar em praça pública, porque carrego o dom divino da vida e estou recusando essa dádiva! (são tão dramáticos) Já estou velha para criar filhos, vou morrer e deixá-los sozinhos jovens. É uma bela vida! /ironic
Vale a pena?
Nenhum comentário:
Postar um comentário